Empréstimo para recapeamento de ruas e obras de drenagem é aprovado em 1ª discussão

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara visto de cima, com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram por maioria de votos na sessão desta terça-feira, 16, projeto de lei da prefeita Capitã Lucimara (PSD) que autoriza o município a contratar empréstimo para obras de melhoramento da infraestrutura viária e de drenagem de águas pluviais. Com a operação de crédito, a prefeita espera fazer o recapeamento asfáltico de diversas vias do município, como as avenidas dos Esportes, Independência, Invernada e ruas de diferentes bairros. Também estão sendo planejadas obras para minimizar inundações e enchentes.

 

O projeto aprovado ainda precisará passar por segunda discussão do plenário na sessão da semana que vem. A nova votação é necessária porque 4 vereadores votaram contra o texto: André Amaral (PSD), Franklin (PSDB), Mayr (Podemos) e Mônica Morandi (MDB).

 

O valor do empréstimo poderá ser de até R$ 80 milhões. Segundo o líder do governo na Câmara, vereador César Rocha (União), o dinheiro vai sendo liberado pela agência Desenvolve SP aos poucos, de acordo com a apresentação de projetos de obras. “O munícipe não aguenta esperar mais. Não aguenta ver o asfalto todo esfarelado (...) O projeto é uma autorização. O governo não vai colocar, de uma vez, os R$ 80 milhões na conta da prefeitura. O dinheiro é liberado por etapas, e nós nem sabemos se a prefeita conseguirá pegar os 80. Estamos autorizando”, explicou.

 

O vereador Fábio Damasceno (Republicanos) acredita que o valor não irá comprometer o orçamento da cidade. “Não vai endividar a cidade. Se fosse, eu seria o primeiro a votar contra (...) Asfalto é caro. Um quilômetro de asfalto custa. Se quiser investir, tem que pagar o preço. Outros municípios aderiram a esse programa Desenvolve SP e já entraram com projeto”, afirmou.

 

O vereador Tunico (União) destacou que o empréstimo vai ajudar a renovar a malha viária de Valinhos. “É muito velha a nossa malha viária. Quem governou Valinhos 25, 30 anos atrás não teve problema de tapa-buraco. Eram menos veículos na cidade, asfalto novo. Os problemas vão aumentando (...) Hoje há essa necessidade”, discursou.

 

Também defenderam em discurso os votos favoráveis Alexandre Japa (PRTB), Edinho Garcia (PTB), Alécio Cau (PDT), Marcelo Yoshida (PT) e Thiago Samasso (PSD).

 

Contrário ao projeto, o vereador Franklin (PSDB) disse que emprestar dinheiro não seria o melhor caminho, e sim o aumento da arrecadação. “Quando tem inauguração de empresa, tem abertura de postos de trabalho, aumento da arrecadação. Esse é o caminho para a cidade de Valinhos. O dinheiro emprestado é um dinheiro caro. Não sou contra o objeto [recapeamento e obras de drenagem], até porque entendo que isso já deveria ter sido feito nesses dois anos e meio com o dinheiro que tem em caixa”, afirmou.

 

Os vereadores Mayr (Podemos) e André Amaral (PSD) também discursaram contra a aprovação do projeto.

 

No fim, o texto foi aprovado por 12 votos a 4 e segue para votação final na sessão do dia 23.