André Leal Amaral nasceu em 3 de maio de 1982 em Angra dos Reis (RJ). Casado com Andréia, tem três filhos: Maria Cristina, João Pedro e José Augusto.

Formado pelo Colégio Naval, da Marinha do Brasil, e graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas, desenvolveu sua carreira profissional na área de Tecnologia da Informação.

Cristão católico, liderou a fundação do Grupo de Jovens Nova Geração na Paróquia São Sebastião de Valinhos. Coordenou o ministério jovem da Renovação Carismática Católica na Arquidiocese de Campinas e no estado de São Paulo.

Ingressou na política incentivado por um grupo de pessoas que acredita que as transformações sociais que necessitamos serão fruto da formação e participação da comunidade no processo político.

Movido pelos valores da defesa da vida, da família, da liberdade e promoção do bem comum, foi eleito vereador em Valinhos pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2020.

Ao longo de seu mandato, André Amaral tem buscado soluções efetivas para os inúmeros desafios do município em parceria com as entidades do terceiro setor, conselhos municipais, prefeitura de Valinhos, deputados estaduais e federais, em diversas áreas de atuação, como:

1) Saúde: Membro ativo da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara desde 2019, pôde conhecer de perto a realidade da saúde em diálogo com a população e através de frequentes visitas aos diversos serviços ofertados. Entre as conquistas alcançadas estão os respiradores e raio-x para a UPA durante a pandemia, equipamentos para todas as UBS, vans para transporte de munícipes e recursos para realização de cirurgias e terapias.

2) Inclusão da Pessoa com Deficiência: Idealizador e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, trabalha pela melhoria dos serviços ofertados pelo município, promovendo e participando de debates públicos com a finalidade de aprimorar as políticas públicas existentes. Entre as conquistas destacam-se a Lei que garante o acesso ao diagnóstico e intervenção precoce para pessoas com TEA - transtorno do espectro autista, a realização do Censo da Pessoa com Deficiência, a melhoria dos serviços de inclusão na educação, a aquisição de veículos adaptados, e a destinação de recursos para a ampliação do atendimento de Pessoas com Deficiência.

3) Família: Idealizador da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, atua para o fortalecimento dos vínculos familiares, com destaque para a implantação do Programa Famílias Fortes no município. O fortalecimento da família, base da sociedade, garante uma série de benefícios relacionados à saúde, educação e desenvolvimento humano, além de prevenir problemas sociais como violência doméstica, envolvimento de jovens com criminalidade, abuso de substâncias químicas, suicídio e evasão escolar.

Destinou emendas parlamentares para APAE, ACESA Capuava, ACES, COHCRIC, Patrulheiros de Valinhos e realização de cirurgias eletivas na Santa Casa de Valinhos.

Em relação ao seu posicionamento e histórico de votações, André Amaral tem se destacado pela sua capacidade de diálogo e atuação firme, coerente e comprometida com o Bem Comum. Posicionou-se contrário à venda do DAEV e ao Plano Diretor proposto, e favorável à abertura de Comissão Processante para investigar denúncias de irregularidades em contratos do Executivo.

Biografia fornecida pelo gabinete do Vereador.