Vereadores aprovam projeto que obriga transmissão ao vivo, via internet, das sessões de licitações

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 21, projeto de lei da vereadora Mônica Morandi (MDB) que prevê a transmissão ao vivo de todas as sessões de licitações realizadas no Poder Executivo de Valinhos. O objetivo é garantir a transparência do processo aos cidadãos.

 

Segundo Mônica, a lei poderá ampliar a participação e fiscalização popular. “Desenvolver ferramentas que ampliem a participação e fiscalização popular faz parte de um governo sério e comprometido com a transparência na utilização do erário”, afirmou.

 

De acordo com o projeto, a transmissão deverá ser feita em áudio e vídeo, pela internet, e, obrigatoriamente, terá de abranger todas as fases consideradas públicas do procedimento licitatório.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Discriminação

 

Na sessão também foi aprovado projeto do vereador Marcelo Yoshida (PT) que obriga a fixação de cartazes em estabelecimentos como hotéis, restaurantes, clubes e demais estabelecimentos públicos e particulares, informando sobre a lei que proíbe e pune atos discriminatórios em virtude de orientação sexual.