Projeto aprovado cria Programa Municipal de Logística Reversa

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara visto de cima, com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 28, projeto de lei que institui o Programa Municipal de Logística Reversa. O objetivo dos vereadores Gabriel Bueno (MDB) e Veiga (União) é criar uma política de incentivos fiscais para empresas que adotarem e estruturarem um sistema de retorno dos materiais já utilizados para o processo produtivo.

 

Em discurso na sessão, o vereador Gabriel Bueno explicou que a intenção é também reduzir os impactos ambientais gerados pela má destinação dos resíduos sólidos. “A logística reversa nada mais é do que um conjunto de ações que promovem a destinação dos resíduos sólidos para serem reaproveitados ou terem uma destinação ambientalmente adequada”, explicou.

 

De acordo com o projeto, as empresas que cumprirem os requisitos da lei terão um desconto progressivo e escalonado no ISSQN (Imposto sobre Serviços de Quaisquer Natureza), além de receber o selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente”.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Outros projetos

 

Durante a sessão também foram aprovados o projeto de lei do vereador Fábio Damasceno (Republicanos), que pune estabelecimentos comerciais que não protegerem crianças e jovens de imagens, textos e músicas com conteúdo pornográfico; e o projeto de lei da vereadora Simone Bellini (Republicanos), que institui a Semana Municipal da Atividade Física.