Vereadores aprovam projeto de capacitação de profissionais da Educação para defesa pessoal e de alunos

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara visto de cima, com os vereadores sentados em seus lugares.

  

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira (20), projeto de lei que cria em Valinhos o programa “Escola Segura”. O objetivo é oferecer curso de capacitação aos servidores da rede de ensino para proteção pessoal e de alunos. A proposta é de autoria do vereador Thiago Samasso (PSD).

 

O projeto diz que o curso será ministrado por profissionais da área de defesa pessoal para ajudar os funcionários a se defender de eventuais ataques ou tentativas de agressão contra si, contra os alunos ou contra outros indivíduos presentes no local.

 

Em discurso na sessão, o vereador Thiago Samasso explicou que a participação no programa Escola Segura será voluntária. “Não é obrigatório. Vai estar à disposição dos funcionários da Educação que quiserem aprender técnicas de defesa pessoal (...) Em uma situação simples, o professor pode conseguir imobilizar o agressor e até salvar vidas”, afirmou.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Elevadores de maca

 

Também foi aprovado na sessão projeto de lei do vereador Edinho Garcia (PTB) que obriga a instalação de pelo menos um elevador de maca nos prédios públicos, comerciais e residenciais de Valinhos com mais de quatro andares ou acima de 10 metros de altura. O objetivo é facilitar a prestação de socorro em caso de emergência.

 

O texto estava em segunda discussão do plenário e foi aprovado por unanimidade. Agora também segue para sanção ou veto da prefeita.