Os vereadores aprovaram em segunda e última votação, na sessão desta terça-feira, 13, o projeto de lei que obriga a instalação de detectores de metais em todas as escolas municipais de Valinhos. O texto é de autoria do vereador César Rocha (União) e teve três votos contrários: do vereador Marcelo Yoshida (PT), do vereador André Amaral (PSD) e do vereador Alécio Cau (PDT).
O objetivo do projeto é garantir a segurança e inibir atos de violência contra alunos, professores, colaboradores e demais visitantes das unidades escolares. A proposta diz que as escolas também deverão instalar catracas para pessoas com deficiência e instruções em Libras para pessoas com deficiência auditiva.
Os vereadores contrários ao projeto discursaram dizendo que a medida é ineficiente para inibir a violência e que o melhor seria a promoção de uma cultura da paz, com a participação de toda a comunidade escolar.
César Rocha, autor do texto, rebateu o argumento dizendo que é preciso proteger as crianças.
Com a aprovação do texto em plenário, ele segue para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).
Outros projetos
Durante a sessão, os vereadores também aprovaram projeto de lei que prevê a criação de um Ambulatório Veterinário Móvel para cães e gatos, em Valinhos. O texto é de autoria do vereador César Rocha.
Em primeira discussão, também foi aprovado o projeto que obriga a instalação de pelo menos um elevador para macas nos prédios públicos, residenciais e comerciais de Valinhos com mais de quatro andares ou mais de 10 metros de altura. A matéria, de autoria do vereador Edinho Garcia (PTB) teve votos contrários de André Amaral e Mayr (Podemos), por isso precisará passar por segunda discussão do plenário na semana que vem.