Vereadores aprovam Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Guarda Civil Municipal

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara visto de cima, com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, 30, projeto de lei que estabelece o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Guarda Civil Municipal. Agentes de segurança acompanharam a votação e comemoraram o resultado. O texto teve apoio unânime de todos os parlamentares.

 

O projeto, encaminhado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), corrige distorções de vencimentos, define evoluções por categorias e estabelece regras gerais para progressão na carreira. O plano surgiu após uma série de discussões entre a Administração, vereadores e comissão formada por servidores da Guarda.

 

O vereador Gabriel Bueno (MDB) parabenizou os agentes pela conquista. “Agradeço a todos vocês pelos estimados serviços prestados à nossa segurança pública e aos cidadãos valinhenses. Quero aqui reforçar meu compromisso: assim como fiz pelos guardas, engenheiros, agentes administrativos e outras categorias, seguirei lutando e votando pelo bem dos nossos servidores”, afirmou.

 

O vereador Thiago Samasso (PSD) destacou a importância do trabalho da Guarda Civil Municipal. “Vocês merecem, são batalhadores, vocês que fazem essa cidade andar (...) Em uma triste pandemia, eram vocês, os profissionais da saúde e nossos amigos que fazem parte do Corpo de Bombeiros (...) Podem contar sempre com essa Câmara Municipal”, discursou.

 

O vereador Edinho Garcia (PTB) lembrou que a luta dos GCMs por um plano de cargos é antiga. “Fico triste por todo esse tempo em que vocês sofreram pela expectativa, na esperança pelo direito adquirido. Mas estou feliz hoje, depois de 12 anos, voltar pra esta Casa e ter o prazer de contemplar esse benefício que é merecido”, afirmou.

 

Para o vereador Mayr (Podemos), a aprovação do plano é um incentivo a mais para um trabalho que já feito, segundo ele, com excelência. “A aprovação desse plano é muito justa e merecida”, concluiu.

 

O vereador Tunico (União) ressaltou o reconhecimento da Guarda Civil Municipal em todo o estado de São Paulo. “Nossa guarda é uma referência no Estado. Eu não me canso de elogiar (...) Vamos torcer agora para que esse projeto não dê problema e vocês possam dormir sossegados a partir de hoje”, disse.

 

O vereador César Rocha (União), líder do Governo na Câmara, frisou o apoio unânime de todos os vereadores. “Essa Câmara Municipal tem orgulho da GCM. Nós representamos os 130 mil habitantes da cidade de Valinhos, e se tem uma coisa que nós somos unânimes é com relação à nossa GCM. Nunca ninguém discordou e nunca votamos nada que fosse contra a GCM”, resumiu.

 

O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Toloi (União) disse que, durante a discussão do projeto, todos os vereadores se empenharam ao máximo. “Quero parabenizar todos os parlamentares, a prefeita Capitã Lucimara e o Sindicato dos Servidores. Esse diálogo foi muito importante para que esse projeto viesse hoje, fosse discutido, votado e aprovado por unanimidade (...) Esta Casa sempre estará de portas abertas, defendendo a Guarda Municipal”, concluiu.

 

Também discursaram favoravelmente ao projeto os vereadores Fábio Damasceno (Republicanos), Alexandre Japa (PRTB), Alécio Cau (PDT), André Amaral (PSD), Marcelo Yoshida (PT) e Henrique Conti (PTB).

 

A vereadora Simone Bellini não participou da discussão e votação em plenário por ser servidora da Guarda Civil Municipal.

 

Aprovado o projeto, ele segue agora para sanção da prefeita.