Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, 23, projeto de lei que obriga a instalação de botão do pânico em todas as escolas públicas de Valinhos no prazo de 5 anos. O objetivo é garantir a segurança de alunos, professores e colaboradores, além de levar tranquilidade aos pais. A proposta é de autoria do vereador Alécio Cau (PDT).
De acordo com o projeto, o botão deverá ser instalado em uma área restrita da escola. Ao ser acionado, um sinal de alerta deverá chegar às autoridades de segurança pública, podendo ser a Polícia Militar ou Guarda Municipal. “Esse sistema visa permitir uma ação rápida das forças de segurança, que serão acionadas imediatamente para socorro à escola onde ocorra a violência”, explicou.
O projeto também prevê a instalação de uma sirene na área externa da escola para que ela também emita som nos casos de ataque, alertando, assim, as pessoas que passam na rua.
O cronograma de instalação do dispositivo de segurança nas escolas seria de 10% das escolas atendidas no primeiro ano de vigência da lei, 30% no segundo ano e 100% em até 5 anos.
O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).
Detectores de metais
O projeto de lei do vereador César Rocha (União), que obriga a instalação de detectores de metais em todas as escolas de Valinhos, também estava na pauta de votações da sessão, mas foi retirado após a apresentação de um pedido de vista.
Agora o projeto volta à pauta nas próximas sessões.