Vereadores aprovam instalação de botão do pânico nas escolas

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara visto de cima, com os vereadores sentados em seus lugares. Na frente do plenário, há uma mesa com vasos de orquídeas.

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, 23, projeto de lei que obriga a instalação de botão do pânico em todas as escolas públicas de Valinhos no prazo de 5 anos. O objetivo é garantir a segurança de alunos, professores e colaboradores, além de levar tranquilidade aos pais. A proposta é de autoria do vereador Alécio Cau (PDT).

 

De acordo com o projeto, o botão deverá ser instalado em uma área restrita da escola. Ao ser acionado, um sinal de alerta deverá chegar às autoridades de segurança pública, podendo ser a Polícia Militar ou Guarda Municipal. “Esse sistema visa permitir uma ação rápida das forças de segurança, que serão acionadas imediatamente para socorro à escola onde ocorra a violência”, explicou.

 

O projeto também prevê a instalação de uma sirene na área externa da escola para que ela também emita som nos casos de ataque, alertando, assim, as pessoas que passam na rua.

 

O cronograma de instalação do dispositivo de segurança nas escolas seria de 10% das escolas atendidas no primeiro ano de vigência da lei, 30% no segundo ano e 100% em até 5 anos.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Detectores de metais

O projeto de lei do vereador César Rocha (União), que obriga a instalação de detectores de metais em todas as escolas de Valinhos, também estava na pauta de votações da sessão, mas foi retirado após a apresentação de um pedido de vista.

 

Agora o projeto volta à pauta nas próximas sessões.