Foi aprovado na sessão desta terça-feira, 4, projeto de lei da vereadora Simone Bellini (Republicanos), que prevê a exibição de filmes educativos antidrogas nas aberturas de shows e eventos culturais em Valinhos. Além de conscientizar o público sobre os malefícios do uso de entorpecentes, o vídeo deverá apresentar o telefone 181 (Disque Denúncia).
De acordo com o projeto, a responsabilidade pela projeção do material audiovisual será das empresas organizadoras ou promotoras de eventos, que poderão obtê-los por meio de órgãos públicos ou entidades que atuam no combate às drogas. O vídeo deverá ter duração máxima de 1 minuto e ser exibido em local que garanta a visualização por todo o público.
Em discurso na tribuna, a vereadora Simone Bellini diz entender que é função dos agentes públicos combater o comércio e consumo de drogas que atinge famílias. “É um mal que temos que combater todos os dias, insistentemente”, afirmou.
O vereador Marcelo Yoshida (PT) votou favoravelmente ao projeto, mas disse ser necessário ter pessoas qualificadas para a regulamentação da lei. “Muitas vezes podemos achar que estamos fazendo algum tipo de prevenção, mas estamos apresentando as drogas para a juventude que frequenta os shows (...) Vou fazer questão de acompanhar a regulamentação e aplicação dessa lei, porque muito me preocupa se isso não for feito de forma técnica”, alertou.
O projeto foi aprovado por unanimidade e encaminhado para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).