Em mais uma ação para desburocratizar e modernizar a rotina de trabalho na Câmara, os vereadores começarão a usar assinatura digital nas proposituras apresentadas. A medida vai reduzir o consumo de papel, agilizar o trâmite dos documentos nos órgãos internos do Legislativo e tornar mais rápida a comunicação Legislativo-Executivo.
A assinatura digital é uma tecnologia utilizada para autenticar documentos eletrônicos em arquivos PDF, por exemplo. Ela utiliza as chaves criptográficas de um certificado digital para identificar os signatários, proteger as informações e conferir validade jurídica.
Todos os vereadores estão apresentando a documentação junto à certificadora para gerar o certificado digital. O procedimento é feito de forma segura mediante um cartão de uso pessoal e intransferível, protegido por senha.
“Esse é mais um passo que damos na Câmara visando modernizar o nosso trabalho. A assinatura digital traz agilidade, diminui o uso do papel e permite que o vereador assine, a partir de seu computador, projetos de lei, moções, requerimentos e indicações, por exemplo. Essa ação está de acordo com o Programa de Desburocratização, Eficiência e Modernização da Câmara, que aprovamos no ano passado”, explicou o presidente do Legislativo, vereador Franklin.