Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 22, projeto de decreto legislativo que cria o Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia. A ideia é criar atividades como palestras, workshops, seminários e outros eventos que aproximem a população das mais recentes inovações e tendências tecnológicas.
De acordo com os autores do projeto, os vereadores André Amaral (PL), Franklin (PL) e Mayr (PSDB), o fórum servirá também para discutir formas de melhorar a prestação dos serviços públicos por meio das tecnologias. “O Fórum proposto será um espaço democrático, no qual representantes do poder público e da sociedade civil poderão dialogar e colaborar na formulação de ações estratégicas para Valinhos”, afirmam.
Ainda não há data definida para que o fórum seja realizado.
Cotas raciais
Durante a sessão, os vereadores também discutiram e decidiram arquivar o projeto de lei da prefeita Lucimara (PSD), que pretendia reservar 20% das vagas disponíveis em concursos públicos do município para a população negra. A matéria estava com parecer contrário da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara, e o parecer foi acatado por maioria de votos.
Dos vereadores presentes em plenário, apenas Marcelo Yoshida (PT), Alécio Cau (PSB) e César Rocha (Podemos) se posicionaram favoravelmente ao projeto.