Projeto altera lei que criou o “Campeonato de Futsal Gospel” para transformar o evento em “Futsal de Todas as Crenças”

 

Começou a tramitar na sessão desta terça-feira, 28, projeto de lei que pretende alterar o nome do Campeonato de Futsal Gospel para “Torneio de Fé: Futsal de Todas as Crenças”. A iniciativa para a mudança partiu dos vereadores Alécio Cau (PSB), Edinho Garcia (PRD), Gabriel Bueno (MDB) Marcelo Yoshida (PT), Tunico (DC) e Mayr (PSDB). O objetivo é ampliar a participação de todas as religiões no evento, garantindo o direito à diversidade religiosa.

 

O Campeonato de Futsal Gospel existe por lei em Valinhos desde outubro de 2023 e era uma iniciativa do vereador Fábio Damasceno (Republicanos). A lei prevê a participação da comunidade evangélica e da Secretaria de Esportes e Lazer na organização.

 

“Ao limitar o Campeonato de Futsal apenas às igrejas evangélicas, estamos deixando de lado a diversidade religiosa que caracteriza nossa sociedade. Diante dos inúmeros exemplos de intolerância religiosa no mundo e no Brasil, torna-se imperativo que nossa legislação promova não apenas a inclusão, mas também a tolerância e o respeito a todas as crenças”, defende os vereadores.

 

Os parlamentares acreditam que a mudança no nome do campeonato vai promover a integração e a união entre pessoas de diferentes religiões, fortalecendo os laços comunitários e incentivando o diálogo inter-religioso. “Além disso, ao envolver todas as comunidades religiosas, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais plural e harmoniosa”, completam.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.