Câmara terá debate público para discutir diagnóstico e intervenção precoce do Transtorno do Espectro Autista

#PraCegoVer: Ilustração mostra o laço que é síbolo do autismo. Ele é todo colorido e formado por peças de quebra-cabeça.

 

A Câmara realiza na próxima quinta-feira, 5, das 9h às 12h, debate público para discutir com a sociedade a garantia ao diagnóstico e intervenção precoce do Transtorno do Espectro Autista para crianças de até 36 meses de idade. O evento é promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, formada pelos vereadores André Amaral (PSD), Mayr (Podemos), Franklin (PSDB), Simone Bellini (Republicanos), Alexandre Japa (PRTB) e Marcelo Yoshida (PT).

 

O debate vai aprofundar as análises em torno do projeto de lei do vereador André Amaral, que estabelece as diretrizes para que o município garanta acesso a ações e a serviços de saúde, visando ao diagnóstico e tratamento do Autismo. O projeto está em tramitação na Câmara e deve ser votado em breve.

 

Especialistas no tema e representantes de secretarias municipais, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de instituições como a OAB, Acesa Capuava e Centro de Referência de Autismo de Valinhos estarão presentes para compartilhar suas análises e perspectivas sobre o projeto. “Após o debate, as contribuições serão analisadas pela Frente Parlamentar, e o projeto passará pelas etapas necessárias nas comissões, antes de ser submetido ao plenário para deliberação”, explica o vereador André Amaral, que é coordenador da Frente.

 

O debate é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo), pelo Facebook e pelo Youtube.

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz.