Fábio Damasceno propõe mutirão para recolhimento de lixo eletrônico

#PraCegoVer: foto mostra o vereador Fábio Damasceno discursando na tribuna da Câmara.

 

O vereador Fábio Damasceno (Republicanos) apresentou, na sessão desta terça-feira, 8, projeto de lei que cria em Valinhos um mutirão para recolhimento de lixo eletrônico. A proposta é que seja instituída uma data específica para ações de coleta em espaços públicos e estabelecimentos comerciais. Segundo o mais recente relatório divulgado pela ONU, o Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo, com 2 milhões de toneladas desse material por ano.

 

Se o projeto for aprovado e sancionado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), serão recolhidos materiais como baterias, celulares, notebooks, tablets, computadores e demais equipamentos eletrônicos.

 

O vereador defende que o lixo eletrônico seja descartado corretamente, uma vez que, de acordo com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), cerca de 70% dos metais pesados encontrados em lixões e aterros sanitários controlados são provenientes de equipamentos eletrônicos.

 

“Os eletrônicos são equipamentos que possuem centenas de diferentes substâncias em sua composição, algumas delas com potencial periculosidade, podendo causar danos à saúde e ao meio ambiente caso sejam manuseadas de forma incorreta. Por isso a reciclagem de eletrônicos no Brasil precisa ser pautada na transparência e rastreabilidade dos processos”, afirma Damasceno.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.