Vereadores aprovam projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara, com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 4, três projetos de lei voltados à inclusão das pessoas com deficiência. Um deles, de autoria do vereador Alexandre Japa (PRTB), cria o selo “Escola Amiga do Autismo”, que será conferido às instituições de ensino que, comprovadamente, contribuírem para a inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

 

Também foi aprovado projeto do vereador César Rocha (União), que cria em Valinhos uma forma de identificação para que pessoas com deficiências não visíveis tenham atendimento preferencial em órgãos públicos e privados. A ideia é que seja disponibilizado o “Cordão de Girassol”, já utilizado em outros países como símbolo de apoio para pessoas com deficiência oculta. O cordão verde, com figuras de girassol, seria acompanhado de um crachá contendo informações como nome, endereço e doença.

 

Outro projeto aprovado é de autoria da vereadora Simone Bellini (Republicanos), que cria uma carteira para facilitar a identificação de pessoas com câncer, assegurando, assim, seus direitos, inclusive o atendimento preferencial, já que muitas das neoplasias malignas não são fáceis de ser identificadas.

 

Todos os projetos seguem para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).