Câmara entrega medalhas Sarah Kubitschek a Dalva Berto e Maria Benedita das Dores

#PraCegoVer: Montagem fotográfica mostra Dalva Berto e Maria Benedita das Dores sentadas em ambiente doméstico olhando para alguém ao lado da câmera.

Esta notícia tem uma errata

A Câmara entrega na terça (15) a Medalha Sarah Kubitschek à ex-vereadora Dalva Berto e à conselheira Maria Benedita das Dores.

 

As duas mulheres foram indicadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) – Dalva em 2021 e Maria Benedita em 2022.

 

A medalha é uma homenagem da Câmara a mulheres ou entidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher. Segundo o decreto que criou a honraria, as homenageadas devem ter “relevantes serviços prestados à sociedade, tornando-se merecedoras de especial reconhecimento”.

 

A entrega será feita durante a sessão ordinária da Câmara. A reunião é aberta a todos, começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo), pela TV VV8 (canal 8 da Claro), pelo Facebook e pelo Youtube.

 

Biografias das Homenageadas

 

Dalva Berto foi vereadora por quatro mandatos em Valinhos e é até hoje a única mulher a ser presidente da Câmara, em duas gestões. Ao indicá-la para receber a medalha Sarah, o CMDM destacou sua atuação como autora de projetos de lei voltados para a causa feminina, entre eles a Semana da Mulher Valinhense, e na articulação política para criar o Fundo Especial da Mulher, dotação orçamentária do conselho. Dalva ainda buscou verbas para instalar a Coordenadoria da Mulher e atuou em diversos fóruns de debates sobre violência contra a mulher e sobre a presença da mulher na política.

 

Maria Benedita das Dores tem participações em diversas organizações cidadãs do município, entre eles o CMDM e os conselhos municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Transporte Coletivo e do Meio Ambiente. É membro da Associação dos Moradores do Country Club e do Centro de Cidadania Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social "Dorothy Stang". Colaborou em 2019 com o levantamento de dados sobre violência contra a mulher coletados na Delegacia da Mulher, um trabalho do CMDM com apoio do Centro Dorothy Stang. Acompanhou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) os trabalhos sobre violência doméstica, em uma proposta do Centro Dorothy Stang.

 

Errata: Diferente do informado, o levantamento de dados com o qual Maria Benedita das Dores colaborou foi promovido pelo CMDM com apoio do Centro Dorothy Stang e não pela Coordenadoria da Mulher. A Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres realizou um levantamento diferente, publicado em 2020.