Vereadores pedem ampliação no horário de atendimento do CEV 1 para desafogar UPA

#PraCegoVer: Foto mostra a entrada do CEV1. Há árvores na frente e lixeiras coloridas voltadas para a rua.

 

Uma moção assinada por 12 vereadores e aprovada na sessão desta terça-feira (1º) pede à prefeita Capitã Lucimara (PSD) que adote providências para ampliar o atendimento no Centro de Especialidades de Valinhos (CEV 1) até as 22h. Segundo eles, com o aumento nos casos de Covid-19 no município, a demanda por consultas e exames segue alta e sobrecarrega os centros de saúde. Após as 19h, que é quando o CEV encerra suas atividades, a população precisa se deslocar até a UPA, gerando filas e aglomeração, de acordo com os parlamentares.

 

A moção é assinada pelos vereadores Gabriel Bueno (MDB), Tunico (DEM), Mônica Morandi (MDB), Alexandre Japa (PRTB), Marcelo Yoshida (PT), Fábio Damasceno (Republicanos), César Rocha (DC), Veiga (DEM), Henrique Conti (PTB), Simone Bellini (Republicanos), Edinho Garcia (PTB) e André Amaral (PSD).

 

Gabriel Bueno criticou a falta de atendimento para quem chega próximo ao horário do fim de expediente. “Tiveram casos de pessoas que chegaram entre 17h30 e 18h e os atendimentos foram negados. Encaminharam essas pessoas à UPA. A UPA não está mais estruturada para atender casos de Covid. O local que está com essa estrutura é o CEV 1. É um descaso com a população negar atendimento”, discursou.

 

O vereador Edinho Garcia disse que todo mundo sabe o que está acontecendo no CEV. “Todo mundo vê. O secretário, a prefeita sabem disso. Nós passamos lá e vemos o volume de pessoas que estão sendo atendidas. Você chega às 18h e, dependendo do tanto de gente, dizem para ir para a UPA”, afirmou.

 

O vereador André Amaral (PSD) lembrou que se reuniu com os conselheiros de saúde e essa é uma preocupação de todos. “A Comissão de Higiene e Saúde esteve reunida com representantes da Secretaria da Saúde, expusemos todas as demandas, houve as melhorias, mas precisamos continuar tendo melhorias para a nossa população ser melhor atendida”, disse.

 

A moção foi aprovada e será encaminhada à prefeita.