Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (19) projeto de lei do vereador Israel Scupenaro (MDB), que permite o agendamento de consultas via telefone nas Unidades Básicas de Saúde do município. O objetivo, segundo o parlamentar, é facilitar a vida principalmente de idosos e de pessoas com deficiência, evitando o deslocamento de pacientes até os postos de saúde apenas para marcar consultas.
“Hoje, quando é 5h, 6h da manhã, já tem gente na fila, esperando para agendar consulta (...) Esse sistema vai descongestionar a Unidade Básica de Saúde porque não vai ter tanto movimento de pessoas indo lá”, discursou Scupenaro.
De acordo com o projeto, o agendamento será possível nas unidades em que o paciente já está cadastrado, e a informação sobre a possibilidade de marcação de consultas por telefone deverá estar em local visível em todas as UBSs.
Em discurso, o vereador Giba (MDB) mostrou preocupação com as filas formadas nos postos de saúde. “Teria que fazer um planejamento das férias dos médicos e isso é feito em qualquer lugar. Aí deixa a agenda aberta e as pessoas não precisam chegar lá naquele dia pré-determinado e ficar na fila para marcar [consulta]. Sempre questionei esse tipo de atitude”, afirmou.
O vereador Aguiar (PSDB) destacou que a marcação de consultas na iniciativa privada já funciona muito bem. “O setor público está muito defasado. O mundo moderno exige agilidade. O tempo hoje é muito precioso. As pessoas não podem perder tempo”, disse.
Com a aprovação do projeto, ele segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PSB).
Bicicleta Brasil
Os vereadores também aprovaram por unanimidade o projeto de lei do vereador Alécio Cau (PDT), que institui em Valinhos o Programa Bicicleta Brasil, para incentivar o uso desse meio de transporte no município. O texto traz diretrizes, objetivos e ações que vão nortear a implementação do programa na cidade. Entre as diretrizes do programa estão a criação de uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários, a redução na emissão de poluentes, a melhoria da qualidade de vida da população e a inclusão de espaços para bicicletas nas ações de planejamento do governo municipal.
A proposta também segue para o prefeito Orestes sancionar ou vetar o projeto.