Foi publicada na Imprensa Oficial desta sexta-feira (17/4) lei municipal de iniciativa do vereador Lorival Messias (PROS) que permite às doulas acompanharem gestantes no parto e em consultas de pré-natal. Segundo o autor do projeto, pesquisas comprovam benefícios à saúde da mulher quando elas recebem o apoio emocional oferecido pelas acompanhantes profissionais.
De acordo com a lei, a doula poderá entrar nos ambientes de parto com seus instrumentos de trabalho, mas não poderá realizar procedimentos médicos. O estabelecimento de saúde que desrespeitar a autorização estará sujeito à advertência e multa no valor de R$ 2 mil.
Estudos da Universidade de Stanford indicam que a presença de doulas proporcionou redução de 25% no tempo de duração dos trabalhos de parto e uma queda de 50% no índice de cesarianas. “O ambiente impessoal dos hospitais, com uma grande presença de pessoas desconhecidas e com a equipe técnica focada nos cuidados com o bebê, faz com o que o bem-estar emocional da mulher fique em segundo plano, gerando medo, dor e ansiedade”, afirmou o vereador.