A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira (6/5), projeto de decreto legislativo que concede título de cidadão honorário ao artista plástico Jerci Maccari. A homenagem foi proposta pelo vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS) e aprovada por unanimidade. O título é o reconhecimento da cidade às pessoas que não nasceram em Valinhos, mas que contribuíram para o desenvolvimento do município em diferentes áreas.
Para Lorival, Jerci é um cidadão que tem elevado o nome da cidade por meio da dedicação de sua vida à cultura. O vereador lembrou que, atualmente, Maccari preside a Soft Orquestra – Sociedade Filarmônica de Valinhos.
Natural de Urussanga, em Santa Catarina, Jerci Maccari iniciou os estudos na área musical em 1962, com aulas de violino e canto. Em 1972, abandona momentaneamente a área musical para se dedicar exclusivamente às artes plásticas, sob orientação do Professor Luiz de Túlio. São mais de 40 anos de atividades, totalizando centenas de exposições nacionais e internacionais.
Jerci entrou para a Soft Orquestra em 2003, quando ingressou como músico. Dois anos depois, assumiu a presidência da entidade, sendo reeleito em 2009 e 2013.