O vereador Rodrigo Popó (PSDB) é autor do requerimento que parabeniza todos os voluntários pelo Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta quarta-feira, 28. Segundo ele, é preciso reconhecer a ação dessas pessoas que “contribuem para a valorização da sociedade”.
Popó destacou a importância dos voluntários que trabalham em entidades assistenciais, escolas, creches, hospitais e outras instituições. “O voluntariado não é só generosidade e doação, mas também abertura a novas experiências, oportunidades de aprendizado, prazer de se sentir útil, criação de novos vínculos de pertencimento e afirmação do sentido comunitário”, afirmou.
O vereador lembrou que, em Valinhos, existe uma semana destinada a sensibilizar a comunidade sobre o trabalho realizado pelos voluntários. A “Semana Municipal do Voluntário Antônio Montero Filho” é comemorada sempre na primeira semana do mês de novembro.
Comércio
Rodrigo Popó solicitou, por meio de requerimento, informações sobre o comércio porta a porta no município. O documento tem o objetivo de entender a natureza do comércio, bem como a legalidade da prática.
No requerimento, o vereador pergunta se os vendedores, que percorrem casas para vender seus produtos, precisam de autorização da Prefeitura para exercer o comércio. Ele também questiona se há pagamento de impostos, e se existe fiscalização.
Popó solicita, ainda, os meios para que os comerciantes legalmente constituídos possam fazer reclamações, se forem, eventualmente, prejudicados com o comércio porta a porta.
O requerimento foi encaminhado à Prefeitura.
Estacionamento rotativo
O vereador Rodrigo Popó apresentou requerimento questionando se a Prefeitura tem conhecimento do uso irregular de estacionamentos rotativos por parte de empreendimentos comerciais. Segundo ele, há irregularidades na Rua Francisco Glicério, próximo ao cartório, e na Rua Antônio Rutionin (Praça Washington Luiz).
Para evitar casos como esse, Popó indicou a intensificação da fiscalização nos estacionamentos rotativos existentes no município. Ele também pede atenção especial às vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência.