Marcelo Yoshida solicita adequação na CIPA do município para incluir prevenção e combate ao assédio

#PraCegoVer: foto mostra o vereador Marcelo Yoshida discursando na tribuna da Câmara.

 

O vereador Marcelo Yoshida (PT) apresentou moção, na sessão desta terça-feira, 6, solicitando à prefeita Capitã Lucimara (PSD) uma adequação na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do município para incluir nas suas competências a prevenção e combate ao assédio. Segundo ele, a mudança é determinação de lei federal.

 

Na moção, Marcelo explica como se dá o assédio no ambiente de trabalho. “O assédio no ambiente de trabalho pode assumir diversas formas, como o assédio moral, o assédio sexual, o assédio psicológico, entre outros. Essas práticas prejudicam não apenas a vítima direta, mas também influenciam no clima organizacional, gerando consequências negativas para a eficiência e bem-estar de todos os envolvidos”, afirma.

 

Marcelo aproveita a moção para sugerir também a criação de um canal exclusivo de denúncias contra o assédio, sob responsabilidade da futura Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA). Esse canal garantirá a confidencialidade e a segurança dos denunciantes, encorajando-os a relatar situações de assédio sem medo de represálias.

 

A moção foi aprovada por unanimidade e encaminhada à prefeita.