Vereadores aprovam projeto que pode viabilizar verbas futuras para o turismo de Valinhos

#PraCegoVer: foto mostra o plenário com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 22, projeto de lei que pode viabilizar o recebimento de verbas futuras para serem investidas no turismo de Valinhos. O texto, encaminhado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), pedia autorização dos parlamentares para que a Prefeitura faça um convênio com a USP, visando a elaboração do Plano Diretor de Turismo.

 

Segundo o presidente da Câmara, vereador Franklin, o documento a ser elaborado pela USP é o primeiro passo para que Valinhos se torne um Município de Interesse Turístico, o que dá direito ao recebimento de recursos estaduais. “No Estado de SP, temos 70 cidades que são Estâncias Turísticas e 140 cidades que são Municípios de Interesse Turístico (...) Só para ter uma ideia, Morangaba recebia no passado quase R$ 4 milhões para serem investidos em turismo”, destacou.

 

Franklin ressaltou ainda que o trabalho voltado ao turismo de Valinhos avançou de 2013 a 2015, mas que depois as ações foram interrompidas. “Nós já fizemos esse trabalho lá atrás, sem recurso algum. Inventariamos toda a cidade e reativamos o COMTUR em 2015. Infelizmente a sequência de trabalho foi interrompida na administração anterior, que nada fez e perdeu todas as oportunidades de colocar Valinhos como Município de Interesse Turístico”, disse o vereador ao elogiar o trabalho atual feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e pelo Conselho Municipal de Turismo.

 

O vereador André Amaral (PSD) também comemorou a aprovação do projeto. “Vamos acompanhar junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e ao COMTUR para que, de fato, possa ser construído um Plano Diretor de Turismo que contemple o turismo religioso, que tem crescido na cidade, e o agroturismo, que é destaque para a atração de turistas (...) Meu voto é favorável pela possibilidade de que Valinhos aumente sua receita com desenvolvimento econômico sustentável”, discursou.

 

O projeto aprovado agora segue para sanção da prefeita.