Projeto aprovado cria cartão para gestantes usarem vagas de estacionamento reservadas

#PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara com os vereadores sentados em seus lugares.

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 9, projeto de lei que cria um cartão para as gestantes de Valinhos usarem nas vagas de estacionamento reservadas. A proposta é de autoria da vereadora Simone Bellini (Republicanos) e tem o objetivo de facilitar a locomoção de mulheres grávidas na cidade.

 

Caso o projeto seja sancionado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), o cartão deverá ser emitido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e terá validade de 24 meses, compreendendo todo o período gestacional e os primeiros meses de vida da criança.

 

O texto aprovado na Câmara também traz diretrizes para a implantação de vagas específicas para mulheres grávidas, com dimensões um terço maior do que as vagas comuns, e sinalização adequada.

 

Em entrevista à TV Câmara, Simone Bellini afirmou que a ideia é que o cartão da gestante funcione de forma semelhante ao cartão oferecido aos idosos. “Da mesma forma que temos o cartão do idoso, agora vamos ter o cartão da gestante. Esse cartão tem a duração de 24 meses justamente para pegar toda a gestação e o nascimento do bebê, para essa mãe ter um acolhimento melhor”, afirmou.

 

 

Outros projetos

 

Outros dois projetos que estavam na pauta da sessão não foram votados porque houve a apresentação de pedidos de vista. Sendo assim, o projeto de lei do vereador Marcelo Yoshida (PT), que estabelece diretrizes básicas para ações de enfrentamento e atendimento à mulher vítima de violência; e o projeto do vereador Fábio Damasceno (Republicanos), que proíbe a instalação de banheiros unissex em Valinhos; devem voltar à discussão nas próximas sessões.