Câmara aprova desconto no IPTU para munícipe que arcar com custo de remoção de árvore em risco de queda

#PraCegoVer: Foto mostra os vereadores no plenário durante a sessão ordinária. Também é possível ver parte do público que acompanha a sessão.

 

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (31) projeto de lei do vereador Mayr (Podemos), que deve agilizar os serviços de remoção de árvores com risco de queda, em Valinhos. A proposta faz uma modificação em uma lei de 2020, que autoriza proprietários a contratarem por conta própria empresas para retirarem árvores que estejam danificando seus imóveis, concedendo a eles desconto no IPTU caso o serviço seja executado.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, o vereador afirma que a demanda por esse tipo de serviço hoje na Prefeitura é grande e não existem maquinário e mão de obra suficientes. “São centenas de casos. Por isso, assumindo o morador esse serviço, cujo custo é bastante significativo, nada mais justo que o município retribua concedendo desconto no IPTU equivalente a 2 Unidades Fiscais do Município, algo em torno de R$ 360. Isso no carnê de IPTU do ano seguinte”.

 

O vereador Fábio Damasceno (Republicanos) disse que conversou com o Secretário de Obras recentemente justamente sobre os pedidos de remoção de árvores. “Esses pedidos estão em uma fila gigantesca. As pessoas vêm até nós, vereadores, para cobrar (...) A Prefeitura não está conseguindo atender toda essa demanda e o projeto vai ajudar muito”, concluiu.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).