Em tempo de pandemia, implantação de tecnologias para o Legislativo marca 100 dias do vereador Franklin na presidência

#PraCegoVer: Foto mostra o presidente Franklin sentado em seu gabinete, assinando documentos.

 

Os 100 dias da Câmara de Valinhos sob a presidência do vereador Franklin foram marcados pela implantação de novas tecnologias que puderam garantir o andamento dos trabalhos legislativos mesmo com a pandemia. A realização de sessões virtuais e a assinatura eletrônica dos parlamentares em pareceres de comissões abriram a possibilidade de mais reuniões, garantindo o distanciamento social e, consequentemente, a segurança de todos. Nesses 100 dias também tiveram destaque as ações de enfrentamento ao coronavírus e o diálogo com entidades e autoridades.

 

Diante do avanço dos casos de Covid em Valinhos e da necessidade de se aprovar pautas importantes para o enfrentamento da doença, uma das primeiras ações da nova Mesa Diretora foi viabilizar as sessões virtuais. A alternativa foi muito cobrada pelos parlamentares na administração passada, mas não foi viabilizada. Assim que assumiu a presidência, em janeiro deste ano, Franklin iniciou as tratativas para viabilizar as sessões remotas. O resultado foi o ganho de produtividade, já que agora os parlamentares podem se reunir quando quiserem, mantendo o distanciamento social e atendendo às demandas da população.

 

Iniciadas as sessões virtuais, o próximo passo foi encontrar solução para assinar os pareceres das comissões que analisam projetos. Em mais uma iniciativa inédita no Legislativo de Valinhos, foi implantada a assinatura eletrônica, que funciona mediante login e senha. Por enquanto, a assinatura eletrônica só é usada para assinar pareceres de comissão. Com a assinatura digital, que está também está em processo de adoção, qualquer propositura poderá ser assinada remotamente, o que se traduz em mais um ganho para a Câmara.

 

 

Diálogo

 

Se de um lado, os vereadores tiveram de se adaptar internamente para continuar os trabalhos, de outro a pandemia e a saúde pública operando à beira do colapso não deram trégua. Paralelamente às implantações tecnológicas, a Câmara se manteve aberta, atendendo representantes de entidades, secretários municipais e demais autoridades políticas. O assunto, em sua grande maioria, foi os impactos causados pela disseminação do coronavírus.

 

“Mantive as portas do Legislativo sempre abertas para o diálogo. Juntos conseguimos achar soluções para os problemas. Agora, mesmo com a suspensão das reuniões presenciais, estou sempre em contato com representantes do poder público, da sociedade civil e do terceiro setor. Somos os representantes da população e nós vereadores estamos trabalhando incansavelmente para minimizar os efeitos negativos que essa pandemia nos trouxe. O Legislativo não funciona sozinho, por isso a importância do diálogo”, defende o presidente Franklin.

 

 

Mais dinheiro para Valinhos

 

Em uma ofensiva para manter Valinhos preparada, nesses 100 dias os vereadores reforçaram os contatos com deputados para a obtenção de emendas. As verbas vão chegando aos poucos e garantindo o atendimento público aos cidadãos. Muitas emendas foram anunciadas neste início de ano, totalizando milhares de reais que são revertidos para a melhoria do serviço público.

 

“Estou feliz com essa atuação da nossa Câmara. Os demais vereadores e eu estamos cada vez mais estreitando os laços com a Assembleia Legislativa e com a Câmara dos Deputados para conseguirmos dinheiro para a nossa Valinhos. Não me recordo de ver tantas emendas sendo anunciadas em um curto período de tempo aqui na cidade”, afirma Franklin.

 

 

Fiscalização

 

Os 100 dias também estão marcados pela fiscalização e união dos poderes. Denúncias são levadas para as sessões e recebidas pelos parlamentares que, dentro do seu papel de fiscalizadores, cobram explicações.

 

Retomada econômica

 

E para acelerar a retomada da economia, os vereadores também deram sinal verde para a adesão de Valinhos ao consórcio intermunicipal para compra de vacinas. O consórcio, formado por vários municípios do País, pretende adquirir imunizantes para aumentar os estoques e as doses de vacina na cidade. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara.

 

“Foram 100 dias desafiadores. Estamos vivendo um mundo novo, com novos desafios, o que exige muito mais empenho, garra, diálogo e força de vontade política. Vamos continuar seguindo com o nosso trabalho e dando à Câmara o protagonismo que ela merece. A Câmara está aqui e os vereadores estão aqui para defender os interesses da nossa gente, sem disputas partidárias, sem lado A e lado B. O nosso lado é o lado de quem vive aqui, de quem paga impostos, que trabalha para construir uma cidade melhor para a sua família”, completou o presidente Franklin.