Veiga propõe permitir descontos no IPTU a pessoas em dívida com a Prefeitura

#PraCegoVer: Carnê do IPTU 2021 de Valinhos. As folhas têm a foto da estátua de Adoniran Barbosa na capa, com grafismos em cor vibrante. No carnê está escrito: "IPTU 2021 - Prefeitura de Valinhos - Imposto Predial e Territorial Urbano".

O vereador Veiga (DEM) apresentou projeto de lei alterando o Código Tributário de Valinhos para permitir que pessoas em débito com o poder público possam receber descontos no IPTU, caso se enquadrem nas leis de isenção fiscal. 

 

Atualmente, a Prefeitura concede descontos do IPTU a diversos grupos, entre eles maiores de 60 anos, aposentados por invalidez e pessoas com câncer ou doença renal grave. Também é possível pagar menos caso o proprietário tenha 20% ou mais de área verde no terreno ou transfira para Valinhos o pagamento do IPVA.  Hoje, no entanto, para receber os descontos ou isenções, o contribuinte não pode ter débitos com a Prefeitura, situação que pode mudar caso o projeto seja aprovado e vire lei.

    

Na justificativa do projeto de lei, o vereador alega que a medida ajudaria pessoas em situação financeira vulnerável a voltarem para o azul e, consequentemente, honrar os débitos com o município.

 

“A grande maioria desses contribuintes que buscam fazer uso de tal benefício fiscal possui extrema dificuldade financeira, o que gera, de per si, a eleição de prioridade com relação ao pagamento das contas essenciais e necessárias à sobrevivência e ao sustento seu e de sua família, ensejando, via de consequência, a inadimplência com relação aos demais débitos, entre eles o pagamento do IPTU”, escreveu o vereador. 

 

O projeto, lido na sessão de 30 de março, está sendo analisado pelas comissões da Câmara e ainda não tem data para ser votado. 

 

Foto: Prefeitura Municipal de Valinhos