Moção pede que atividades religiosas voltem a funcionar com 30% da capacidade

#PraCegoVer: Vereador Fábio Damasceno participa da sessão remota usando seu computador portátil. Ele usa fones de ouvido e olha para a câmera. Em sua mesa há um celular e uma pasta com papéis.

Os vereadores aprovaram com votos contrários na sessão de terça (9) uma moção pedindo à prefeita Capitã Lucimara (PSD) que reveja o decreto municipal proibindo as reuniões em estabelecimentos religiosos da cidade durante a fase atual da pandemia. A propositura pede que os locais de culto voltem a funcionar com ocupação de 30% da capacidade. 

 

O vereador Fábio Damasceno (Republicanos) é autor do documento, que recebeu votos contrários de Alécio Cau (PDT), Marcelo Yoshida (PT), César Rocha (DC) e Mônica Morandi (MDB).

 

No documento, Fábio destaca que o governo estadual reconhece os estabelecimentos religiosos como essenciais. Também enumera cidades vizinhas, como Vinhedo, onde as igrejas permanecem abertas. A moção sugere ainda que a prefeitura reduza a ocupação máxima dos locais de culto para 20% da capacidade, caso a ocupação de 30% seja muito perigosa.

 

“O acolhimento recebido nas igrejas é o amparo daqueles que sofrem de angústia, desespero, desejo de suicídio e até necessidades básicas como o alimentar-se de cada dia”, afirma o vereador. “Não ter as reuniões presenciais é cercear o direito das pessoas de ter um conforto espiritual”, acrescenta. 

 

A Câmara enviou a moção à prefeitura.