Marcelo apresentou as linhas gerais da proposta que segundo ele surgiu da reunião realizada em junho, na Assembleia Legislativa, quando o juiz Dr. Marco Antonio Martim, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), incentivou às TVs Câmara a realizarem debates em suas cidades.
A ideia é realizar um primeiro debate no dia 16 de agosto e outro, dia 27 de setembro, com transmissão “ao vivo” pela TV Câmara, através do canal 99 da NET e também pela Internet. “Nosso objetivo é levar até a população, através da TV Câmara, as ideias e propostas dos três candidatos”, disse Marcelo durante a reunião com os representantes.
De acordo com a proposta inicial, o debate deverá ter em média duas horas de duração, dividido em seis blocos, com apresentação; perguntas entre candidatos; perguntas formuladas por indicados das Coligações e também por jornalistas convidados. De acordo com Marcelo, o debate será realizado no Plenário Ulysses Guimarães e cada coligação poderá inscrever cinco pessoas para participar da plateia. Os demais lugares serão ocupados por convidados e autoridades do município.
Ainda de acordo com Marcelo, o presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), foi um dos grandes incentivadores da ideia. “O exercício da cidadania se faz através da participação e a TV Câmara tem essa função, ou seja, estimular a participação dos candidatos”, disse. Representantes das Coligações partidárias também irão fazer parte da Comissão Organizadora do debate para definir as regras.
Uma nova reunião foi agendada para a próxima quarta-feira (dia 25), quando os representantes das coligações irão anunciar se seus candidatos irão ou não participar.