Dalva lembrou de sua luta pela implantação da Coordenadoria da Mulher desde 2005. “É o órgão que será responsável pela implementação de políticas públicas para as mulheres”, explica.
Segundo ela, a mulher valinhense precisa ter garantias para que seus direitos possam ser implementados pela administração municipal. Dalva destacou em seu requerimento o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher lançado pela Secretaria de Políticas Públicas, que coloca inclusive investimentos à disposição dos municípios. “A instalação da Coordenadoria é fruto desse Pacto, pois fomos contemplados com R$ 100 mil para a instalação e compra dos equipamentos necessários para o seu funcionamento”, afirma.
Para ela, a Coordenadoria é uma conquista das mulheres valinhenses. “O prefeito Marcos merece nossas congratulações, pois além de atender a uma necessidade de nós mulheres, também se mostrou sensível ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Câmara da Melhor Idade
Em outro requerimento, que também será votado na primeira sessão de agosto, a vereadora Dalva apresenta Voto de Congratulações e Reconhecimento à Câmara da Melhor Idade, presidido por Vera Fritz, pela realização do 2º Encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idoso no último dia 18 de junho.
Com o tema “Idoso sim, violência não!”, o evento teve por objetivo estimular a reflexão sobre o assunto e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento às diversas formas de violência contra essa faixa etária da população.
O evento contou com a participação do promotor Público da 4ª Vara da Comarca de Valinhos, dr. Rodrigo Sanches Garcia, e o presidente da Câmara da Melhor Idade do município de Cordeirópolis, Oséas de Figueiredo. O filósofo Péricles Mariotto fez uma ampla explanação das formas de violência que os idosos estão expostos e de como ela é enfrentada por eles dentro e fora de casa.
“Mais uma vez a Câmara da Melhor Idade se posicionou e buscou chamar a atenção das autoridades para um tema tão triste e tão presente em nossos dias”, disse Dalva.