Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, 27, projeto de lei do vereador Fábio Damasceno (Republicanos), que amplia a fiscalização contra motoristas embriagados em Valinhos. O texto autoriza funcionários de postos de combustíveis a denunciarem pessoas que forem abastecer o veículo, apresentando sinais de embriaguez. Até mesmo imagens poderão ser captadas para comprovar a denúncia.
Segundo o vereador, é comum flagrar motoristas que chegam aos postos para abastecer, visivelmente alterados. Em alguns casos, o consumo também é feito no próprio local, em lojas de conveniência. “O álcool se trata de produto lícito e de fácil acesso. Portanto, o mais viável, sob o aspecto prático de fiscalização, seria uma tarefa de cooperação entre os postos de gasolina e o policiamento local, reforçando a governança corporativa e corroborando para a redução de acidentes no trânsito ocasionados pela ingestão da bebida”, afirma Damasceno.
Dados citados pelo vereador na mensagem que acompanha o projeto mostram que motoristas com suspeita de embriaguez provocaram mais de 325 mil acidentes do Brasil, no ano de 2022. “Diante dos números alarmantes, medidas devem ser adotadas pelo Legislativo para sua redução”, destaca.
O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).
Aquisição de armas
Durante a sessão, também foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei encaminhado pela prefeita, que pede autorização para abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de até R$ 60 mil para aquisição de armamento e munição, como espingardas semiautomáticas calibre 12 e munições não-letais.
O projeto precisará passar por uma segunda discussão do plenário porque houve voto contrário do vereador Marcelo Yoshida (PT).