O presidente da Câmara, Rodrigo Toloi (União), e o vereador André Amaral (PSD) receberam nesta quinta-feira, 15, um documento elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com um plano de ações a serem executadas em 2024. O material possui diretrizes e projetos que visam promover o bem-estar dos moradores de Valinhos com mais de 60 anos.
O presidente do Conselho Municipal, Zeno Ruedell, e o secretário, Fabrício Simone, destacaram pontos do documento que merecem mais atenção. O estudo informa que o município tem mais de 17 mil pessoas acima de 60 anos, número que coloca Valinhos com realidade acima da média de outras cidades da região, no quesito longevidade e menor mortalidade.
Para melhor atendimento, o plano tem como meta trabalhar em parceria com diferentes secretarias municipais para definir um fluxo de atendimento às denúncias de violação de direitos da pessoa idosa, atualizar o cadastro das instituições de longa permanência junto ao Conselho Municipal, entre outras ações.
Durante a reunião na Câmara, o presidente do Conselho, Zeno Ruedell, pediu apoio do Poder Legislativo para acompanhamento da execução do plano. Tanto o presidente da Câmara, Rodrigo Toloi, quanto o vereador André Amaral se comprometeram e já convidaram o Conselho para uso da tribuna da Câmara, em sessão ordinária, para explanar o trabalho aos vereadores e à população.