Câmara recebe abertura da III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Valinhos

Objetivo é enviar propostas para a conferência estadual, marcada para abril de 2024

A Câmara sediou na manhã de quinta, 26, a abertura da III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Valinhos.

 

Com o plenário cheio, funcionários públicos, conselheiros e outros cidadãos acompanharam um debate sobre o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”.

 

A conversa foi mediada por Jony de Oliveira, professor da rede municipal e conselheiro suplente do CMDPD, e teve como convidados Denis Henrique da Silva, promotor de justiça, David Costa, coordenador do programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro, e Crislanio Lopes, secretário de governo do município.

 

Também estiveram presentes na abertura Claudia Melchert, presidente do CMDPD; Ana Carolina Manzi, conselheira; os vereadores Marcelo Yoshida (PT), André Amaral (PSD), Dr. André Melchert (União) e Alexandre Japa (PRTB), além de diversas entidades da sociedade civil.

 

Propostas    

                                      

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) organiza o evento, que tem o objetivo de enviar propostas para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, marcada para abril de 2024.

 

Durante o evento, a conselheira do CMDPD Maria Teresa Amaral expôs os cinco temas a serem discutidos na conferência: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas; financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência; direito e acessibilidade e desafios para a comunicação universal.

 

A conferência continua na sexta, 27, na Faculdade Anhanguera de Valinhos (FAV), das 8h30 às 17h, quando os temas serão discutidos em grupos.