Vereadores autorizam prorrogação de convênio com o Cismetro para atendimentos na saúde pública

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite desta terça-feira, 5, a prorrogação do convênio da Prefeitura com o Cismetro - Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas – Norte. Segundo a prefeita Capitã Lucimara (PSD), que foi quem encaminhou o projeto à Câmara, a prorrogação por mais 1 ano visa manter as melhorias do atendimento de básica, média e alta complexidade na saúde pública.

 

Os vereadores Marcelo Yoshida (PT) e André Amaral (PSD) votaram a favor do projeto, mas fizeram ressalvas. “Voto favorável, mas faço apelo por um novo concurso público para que possamos recompor o quadro de funcionários não só da Saúde, mas de servidores de modo geral (...) Atualmente, o Cismetro é necessário, principalmente na área da Saúde Mental”, discursou o vereador Marcelo.

 

O vereador Alécio Cau (PDT) também defendeu a abertura de concurso público. “É necessário mais concursos públicos para que tenhamos servidores atendendo a população. Mas, para isso, precisamos dar um passo adiante na arrecadação, na questão orçamentária”, afirmou o vereador, destacando a importância da discussão do novo Plano Diretor, que ocorre atualmente na Câmara. “Precisamos de mais recursos advindos da geração de emprego e renda, com a atração de novas empresas”, completou.

 

Para o vereador André Amaral, o Cismetro tem que ser visto como um complemento dos serviços da saúde para o bem estar da população. “Que o Cismetro não seja utilizado para um adensamento da Estrutura Administrativa da Prefeitura ou da Saúde (...) Que toda função comissionada do Cismetro seja pelo menos comunicada à Câmara e ao Conselho Municipal da Saúde”, defendeu.

 

O vereador Fábio Damasceno (Republicanos) afirmou que o que não pode acontecer é deixar a população desamparada. “O Cismetro deixa lacunas (...) Aquilo que o Cismetro não pode resolver por impedimento de contratação, a Administração Pública precisa contratar, quer seja através de concurso ou outro meio (...) O Cismetro tem sido bom? Tem. Mas ainda não é o suficiente”, disse.

 

O vereador Alexandre Japa (PRTB) elogiou o trabalho realizado pelo Cismetro. “Tem ajudado muito. Temos que fazer concurso sim, mas o Cismetro tem sido muito importante na UPA, na Upinha e em vários setores”, afirmou.

 

O projeto segue agora para sanção da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Estrutura Administrativa

 

Na noite desta terça, os vereadores também aprovaram dois projetos de lei que fazem adequações na Estrutura Administrativa da Prefeitura. Como houve posicionamentos contrários dos vereadores Franklin (PSDB), Henrique Conti (PTB) e Mônica Morandi (MDB), as matérias precisaram passar por duas votações. A segunda ocorreu em sessão extraordinária convocada para acontecer logo em seguida da sessão ordinária.

 

Único a discursar contra, o vereador Franklin afirmou que não houve tempo hábil para analisar os projetos. “Sou contra não ao projeto da estrutura, mas a forma como está sendo feita”, resumiu.

 

O projeto segue para sanção ou veto da prefeita.