A comissão de vereadores que estuda o novo Plano Diretor de Valinhos já retomou os trabalhos. No mês passado, parlamentares ouviram a AMIVAL - Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Valinhos – para entender as dúvidas e demandas do grupo em torno da proposta que vai definir o futuro de Valinhos pelos próximos anos. Ainda não há data para votação do Plano Diretor em plenário.
Antes que a matéria seja colocada em pauta, a comissão irá solicitar audiências públicas para serem realizadas na Câmara. Segundo os vereadores, esse será o momento de ouvir a população em geral e receber propostas para aperfeiçoar o projeto do Plano Diretor.
O Plano Diretor é o principal instrumento de desenvolvimento urbano, que vai nortear o crescimento da cidade pelos próximos anos. O atual Plano de Valinhos é de 2004 e deveria ter sido revisado em 2014, conforme determina o Estatuto das Cidades. Desde 2013, o assunto vem sendo debatido no município com estudos e reuniões, mas somente no ano passado o trabalho foi finalizado pela Prefeitura e encaminhado para análise dos vereadores.
A Comissão Especial de Sistematização é formada pelos vereadores Henrique Conti (presidente), Alécio Cau (relator), Fábio Damasceno, André Amaral, Gabriel Bueno, Mayr e Alexandre Japa, que passou a integrar o grupo neste ano, após o afastamento de Rodrigo Toloi, que assumiu a presidência da Câmara.