Foi aprovado na sessão desta terça-feira, 13, projeto dos vereadores Fábio Damasceno (Republicanos) e Thiago Samasso (PSD), que garante atendimento prioritário a pessoas com Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em estabelecimentos de Valinhos. O objetivo da lei é garantir o mesmo atendimento preferencial que já é concedido a grupos como pessoas com deficiência, idosos e gestantes.
O projeto diz que para obtenção do atendimento preferencial, a pessoa poderá apresentar atestado médico simples, caso não seja possível constatar visualmente a necessidade da prioridade.
Os vereadores explicam que a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas. Nessa doença, as células nervosas se quebram, o que reduz a funcionalidade dos músculos aos quais dão suporte. Já a Esclerose Múltipla é uma doença rara, de causa desconhecida, na qual as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso central e provocam lesões no cérebro e na medula.
O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).