A Câmara discutiu na noite desta quarta-feira, 24, os caminhos para Educação, Sustentabilidade e Governança eficientes para melhoria da qualidade de vida da população. A discussão faz parte do Fórum Valinhos 2030, iniciativa do Legislativo Valinhense que traz para dentro do Parlamento especialistas, autoridades e sociedade para debater a Valinhos que queremos para 2030. Essa foi a segunda edição do Fórum. No mês passado, o tema foi os Desafios da Sustentabilidade Urbana.
No plenário e pela internet, o público acompanhou as palestras dos professores Luiz Henrique Beust, que é consultor da ONU e diretor-executivo do Anima Mundi Instituto de Desenvolvimento Social e Humano, e Maurício Compiani, que é coordenador do Instituto de Geociências da Unicamp. Ambos defenderam a educação como o caminho para a transformação da sociedade e a redução da desigualdade.
De acordo com Maurício Compiani, a educação tem de estar associada a políticas públicas governamentais duradouras. “É um casamento de questões educacionais com questões sociais e culturais (...) Esse Fórum demonstra, por parte de Valinhos, um empenho. Espero que ele se estenda para outras cidades”, afirmou.
Luiz Henrique Buest defendeu a união das pessoas para um mundo mais sustentável. Segundo ele, hoje a sociedade vive uma crise de sustentabilidade. Em entrevista à TV Câmara, o professor respondeu como unir os povos em um contexto de radicalismos. “Para toda doença, há um remédio. Às vezes a própria doença é seu próprio remédio (...) As forças negativas consomem a si mesmas. Chega um momento em que elas não vão mais adiante, porque o mal não tem perpetuidade, ao contrário do bem”, disse.
Convidada para o evento, a secretária da Educação, Claudinéia Serafim, apresentou os números da Educação de Valinhos e destacou projetos pedagógicos em andamento nas creches e escolas municipais. “Os projetos desenvolvidos em Valinhos buscam envolver alunos, professores e toda comunidade escolar num processo de conscientização da importância da sustentabilidade para que uma sociedade possa se desenvolver de forma harmônica”, discursou.
Ao fim do fórum, o presidente da Câmara, vereador Franklin, agradeceu os presentes e também o vereador Mayr (Podemos), que acompanhou a discussão. Ele destacou a importância do Fórum Valinhos 2030. “O fórum nos incentiva para que, de maneira conjunta, possamos nos unir e mudar a nossa realidade. Se a gente fizer uma mudança hoje, teremos um reflexo no futuro, e é isso que buscamos. Vamos pensar na cidade que queremos para os nossos filhos, nossos netos e próximas gerações”, concluiu.
A data da próxima edição do Fórum Valinhos 2030 deve ser anunciada em breve.
Inscrições podem ser feitas no www.forumvalinhos2030.com.br.