Na tarde da última quinta-feira, dia 18, o presidente da Câmara, vereador Franklin, foi recebido pelo professor Antônio José de Almeida Meirelles, Tom Zé, Reitor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – em seu gabinete, para tratar da parceria entre a Câmara de Valinhos e a Universidade em torno da realização do Fórum Valinhos 2030. A reunião contou também com a presença do professor Roberto Donato – Assessor da Reitoria da Unicamp.
Segundo Franklin, o objetivo da reunião foi também a de estreitar as relações entre o Legislativo e a Universidade, visando futuramente firmar um convênio em torno das propostas que estão surgindo com a realização do Fórum, para que elas sejam transformadas em políticas públicas ou projetos para Valinhos.
“A reunião avançou além das expectativas e acredito que Valinhos vai colher bons frutos dessa parceria”, disse. De acordo com Franklin, o reitor está satisfeito com a parceria que a Unicamp está fazendo com a Câmara para a realização do Fórum Valinhos 2030, que poderá inclusive servir de modelo para Câmaras e Prefeituras de outras cidades.
Para o Reitor da Unicamp, um dos objetivos da Universidade no pós-pandemia é se aproximar da sociedade e criar um elo de aproximação que gere um impacto positivo. “A universidade depende muito da iniciativa dos professores pesquisadores. Então, precisamos verificar as melhores oportunidades para que essa iniciativa se torne realidade. Temos muitos projetos baseados nas ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) que podem corresponder às expectativas de Valinhos e avançar na definição de um futuro convênio”, disse.
“Essa aproximação com a Academia só legitima nossa ação em torno de um Fórum que está propondo pensar a Valinhos do futuro e o cumprimento da Agenda 2030 através dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS - estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015”, finaliza Franklin.
O próximo encontro do Fórum Valinhos 2030 será realizado na quarta-feira, dia 24, às 19h, na Câmara, com entrada gratuita. Os palestrantes Luiz Henrique Beust, consultor da ONU e diretor executivo da Anima Mundi Instituto de Desenvolvimento Humano e Social; e Maurício Compiani, coordenador do Instituto de Geociência da Unicamp, vão explanar sobre Governança, Sustentabilidade e Educação.