Está tramitando na Câmara projeto de decreto legislativo que institui a “Medalha Flávio de Carvalho” a profissionais e empresas que se destacam nas áreas artística e cultural de Valinhos. A proposta é assinada pelo vereador Franklin e tem o objetivo de homenagear aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para a construção da identidade cultural valinhense.
O nome da medalha faz referência a um dos maiores artistas, cidadão honorário de Valinhos, que alçou fama internacional: Flávio de Carvalho. É na cidade que está sua maior obra arquitetônica, a Casa Modernista, projetada em 1935 e concluída em 1938.
No ano em que se completam 100 anos da Semana de Arte Moderna, Franklin aproveitou a oportunidade para valorizar a cultura e a arte valinhenses. “Provocador e inquieto, Flávio de Carvalho foi um artista a frente do seu tempo. Foi, juntamente com Di Cavalcanti, Carlos Prado e Antônio Gonçalves Gomide, fundador do Clube dos Artistas Modernos, importante entidade na sua época, que criou a Semana de Arte Moderna”, justifica Franklin.
O projeto diz que a Medalha será outorgada para até três homenageados no ano. As indicações poderão ser feitas pelos vereadores, entidades e órgãos públicos que têm ligação com a área artística cultural.
O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e deve ser votado em breve.