Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 12, sete moções de apoio à prefeita Capitã Lucimara (PSD), pedindo atenção para diferentes áreas do município, e uma moção de repúdio contra atos violentos registrados na cidade. Também foram aprovados três projetos de lei, sendo dois de denominação de ruas e uma abertura de crédito adicional especial no orçamento do Departamento de Águas e Esgotos.
Entre as moções de apoio aprovadas estão a do vereador Mayr (Podemos), que solicita ampliação na oferta de lazer público e gratuito para a população. No documento, ele lembra de atividades que aconteciam no passado e que levavam entretenimento para os bairros. Segundo o vereador, é preciso criar novos projetos e descentralizar os eventos, levando mais lazer para as áreas públicas.
Também foi aprovada moção dos vereadores Fábio Damasceno (Republicanos), Marcelo Yoshida (PT), Simone Bellini (Republicanos), Mayr (Podemos), Edinho Garcia (PTB), Tunico (União), André Melchert (União) e Alexandre Japa (PRTB), que pede à prefeita medidas para implantação de novas moradias populares em Valinhos. Os vereadores destacam a necessidade de se oferecer habitação às famílias mais pobres, que ganham até cinco salários mínimos.
Foram aprovadas ainda moções do vereador Franklin (PSDB), que pedem manutenção na quadra poliesportiva do Jardim das Figueiras, na Estrada do Jequitibá, em vários pontos dos bairros Jardim Maracanã e Jardim do Lago e revitalização da Praça da Bíblia; e moção do vereador César Rocha (DC), que solicita à prefeita a compra de um veículo Castra Móvel para a realização de castrações de cães e gatos em Valinhos.
Além das moções de apoio, foi aprovada uma moção de repúdio dos vereadores Marcelo Yoshida (PT), Alécio Cau (PDT), César Rocha (DC), Mônica Morandi (MDB), Simone Bellini (Republicanos) e Dr. André (União) contra atos violentos praticados contra o acampamento Marielle Vive.
Projetos
O projeto de lei dos vereadores Thiago Samasso e André Amaral (ambos PSD), que propõe a realização de contratos de parceria para que pessoas físicas e jurídicas possam adotar espaços públicos da cidade para manutenção e conservação, foi retirado da pauta da sessão após a apresentação de pedido de vista.
Também teve pedido de vista o projeto do vereador Edinho Garcia (PTB), que obriga a instalação de câmeras nas creches públicas e privadas de Valinhos para que os pais possam monitorar a presença dos filhos em tempo real.
Com os pedidos de vista, os dois projetos devem voltar à pauta nas próximas sessões.