Vereadores participam da inauguração da reforma da estação de Valinhos

#PraCegoVer: Foto mostra fachada da estação de Valinhos, com pintura recém-feita. Acima da porta há um letreiro com os dizeres "C. Paulista". Uma bandeira da cidade adorna o edifício e uma placa traz informações sobre o espaço. Uma faixa de plástico do tipo usado pela polícia impede o acesso, bem como um bloqueio de rua da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A inauguração da reforma da estação de trem de Valinhos na sexta, 01/04, contou com a participação de vereadores. Alexandre Japa (PRTB), André Amaral (PSD), Marcelo Yoshida (PT), Simone Bellini (Republicanos) e Thiago Samasso (PSD) prestigiaram o evento, conduzida pela prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

Em entrevista ao site da Câmara, os parlamentares destacaram a importância histórica da estação, onde fica o Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto. Também elogiaram Prefeitura pela proposta de usar o edifício como um espaço para atividades culturais.

 

“Parabenizo o Executivo pela ação e espero que as pessoas venham visitar e conhecer a história de Valinhos”, disse Alexandre Japa. “Eu, como valinhense, nascido na Reforma Agrária, acredito que isso é muito importante para a cidade de Valinhos, para a história de Valinhos, para que todos que ainda não conhecem a história possam conhecê-la. E, no caso de quem conhece, para cada dia mais reforçar a memória”, acrescentou.

 

“Queria parabenizar, na pessoa do secretário da cultura, Ricardo do Valle, toda a administração municipal”, afirmou André Amaral. “Em parceria com a Associação de Preservação Histórica de Valinhos, trabalharam intensamente pelo restauro do museu. Desejo, de fato, que todos nós valinhenses possamos cada vez mais visitar o museu para conhecer a nossa história, para que possamos valorizá-lo e sermos protagonistas da continuidade dessa história”, afirmou.

 

“Foi muito bacana poder rever o museu reinaugurado e com uma proposta muito interessante de trazer a população para ocupar este espaço”, afirmou Marcelo Yoshida. “Não é mais um lugar que está aqui na cidade, porém as pessoas não conhecem. A proposta é justamente o contrário: trazer a população para dentro, fazer atividades aqui. Estamos na torcida para que tudo dê certo e a gente consiga movimentar este local”, afirmou.

 

“É um benefício muito grande para nossa Valinhos”, disse Simone Bellini. “Nós vivemos não só do futuro. Viemos do passado e, para nosso futuro ser bom, temos que ter um bom passado. Nossa história em Valinhos é muito rica”, disse.

 

Thiago Samasso também parabenizou o Executivo. “Valinhos precisa dessa iniciativa, a reforma do museu vai atrair bastantes eventos e a população. [O espaço] vai se tornar um ponto turístico também, creio eu. Vamos apostar e incentivar essa iniciativa. Estamos apenas começando e vai ser um segundo semestre de muito aprendizado e realizações nesse local”, declarou.

 

José Roberto Eulálio, filho do último chefe de estação de Valinhos, também prestigiou o evento. Ele estava acompanhado de familiares e trajava o quepe do pai.

 

“Eu acho que vai continuar a história de Valinhos”, afirmou. “O intuito é que tenha algum lugar que o pessoal venha ver, saiba onde, como Valinhos surgiu, como cresceu. Essa, eu acho, é a coisa mais interessante do museu. E realizar eventos, também: é um lugar no centro da cidade, fácil de fazer as coisas, com lugar para estacionar. Eu aposto no trabalho de todo mundo, que vai haver muitas coisas interessantes aqui no museu, que vão ajudar a cultura da cidade”, complementa.

 

Autoridades

Também estiveram presentes estação de trem as seguintes autoridades e pessoas envolvidas com o projeto: a Chefe de Gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim; os secretários de Cultura, Ricardo do Vale; Licitações, Crislanio Lopes; Assistência Social, dr Argeu Alencar; Serviços Públicos, Gustavo Yansen; Esportes e Lazer, Felipe Zani; Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz; Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros. Também marcaram presença o diretor-presidente da Cartonifício Valinhos, Fernando Celani e, em nome do presidente da Associação de Preservação HIstórica de Valinhos (APHV), Marcel Pazinatto, esteve presente Maria José Tordin, membro da associação, e o diretor técnico, Sérgio Leandro Ferrari.

 

Reforma

Segundo a Prefeitura, a reforma da estação envolveu pintura, troca de vidros e alterações na parte hidráulica e elétrica do prédio. A iluminação interna e externa passou a ser com lâmpadas de LED e a Estação recebeu totens informativos de aço inox.

O museu também foi repaginado: ganhou nova pintura, estantes mais modernas e uma mudança na cronologia histórica da exposição.

O complexo ferroviário é o único patrimônio histórico em concessão à Prefeitura de Valinhos pelo governo federal.

Com informações da Prefeitura de Valinhos