Alécio Cau quer saber quando a Prefeitura começará a notificar empresas que mantêm fiação solta em postes

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador Alécio Cau discursando na tribuna da Câmara.

 

Passados pouco mais de dois meses da publicação da lei que estabeleceu a padronização e organização de toda a fiação área de Valinhos, o vereador Alécio Cau (PDT) questionou, em documento encaminhado à Prefeitura, quando as empresas de energia, telefonia e internet começarão a retirar fios que ficam soltos nos postes do município.

 

Em resposta encaminhada ao gabinete do vereador, o engenheiro Gustavo Yansen, que é secretário de Serviços Públicos, informou que a lei está em fase de regulamentação e que ainda não foi definido quem será o responsável por dar andamento às solicitações de retirada e organização dos fios, se a própria Prefeitura, se a CPFL Energia (que é dona da rede e postes) ou as operadoras.

 

A Lei 6.218/2022, de iniciativa do vereador Alécio Cau, obriga as empresas e as concessionárias a retirarem e alinharem os cabeamentos e equipamentos excedentes nos postes da cidade. A legislação determina, ainda, a identificação dos objetos e dos cabos e a padronização seguindo normas técnicas.

 

As despesas para o cumprimento da lei não poderão ser repassadas aos consumidores, devendo ser arcadas integralmente pelas empresas e concessionárias, conforme estabelece a norma.