A vereadora Mônica Morandi (MDB) apresentou, na sessão desta terça-feira, 29, projeto de lei que prevê a instalação de semáforos mais acessíveis em Valinhos. A proposta é que nas novas licitações seja exigida a colocação de semáforos com sinal sonoro na travessia de pedestres, com o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida.
O projeto diz que os semáforos também deverão ter sinalização tátil e de alerta, conforme especificações técnicas de acessibilidade.
“Os semáforos sonoros possuem dispositivos que emitem sons, na calçada, antes de realizar travessia. O equipamento de aviso sonoro irá emitir um “bip-bip”, indicando que a via está apta para a travessia segura do pedestre. Quando o tempo da travessia está terminando, o aviso sonoro fica mais acelerado, portanto, o pedestre saberá que aquele momento não é adequado e seguro para iniciar a travessia. Quando não há sons, indica que o semáforo está aberto aos veículos e fechado para os pedestres”, explica a vereadora.
O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.