Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (22) projeto de lei encaminhado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), solicitando autorização para fazer abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do município até o valor de R$ 25 milhões. O valor será destinado ao reforço do serviço de implantação de iluminação pública com LED nos bairros. O fato de a verba já ter sido aprovada para uso em 2021, e não ter sido aplicada, foi criticado por alguns vereadores.
O vereador Gabriel Bueno (MDB) disse que faltou planejamento, uma vez que, no ano passado, a Câmara já havia autorizado o uso de verbas da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) para a execução do serviço. “O secretário de serviços públicos veio a esta Casa, na Comissão de Justiça e Redação, para explicar esse projeto de lei, e, questionado do porquê que a iluminação não começou a ser feita no ano passado, ele disse que a licitação não foi feita a tempo. Aí eu pergunto: como não foi feita a tempo? Tiveram 9 meses para licitar e não conseguiram”, disse.
O vereador André Amaral (PSD) lembrou que os vereadores chegaram até mesmo a ser consultados no ano passado para indicarem lugares que precisam de nova iluminação. “A expectativa foi criada, inclusive, com a população (...) A inabilidade acabou trazendo esse prejuízo a nossa população”, disse.
O vereador Alécio Cau (PDT) destacou que o governo municipal não pode reclamar de falta de dinheiro. “Diversos bairros da cidade com iluminação precária, faltando iluminação, postes com lâmpadas antigas que não iluminam nada, não trazem segurança para a população, e qual é o problema? Falta de dinheiro? Não. Falta de competência, porque dinheiro tem e está sobrando”, discursou.
O vereador Marcelo Yoshida (PT) pediu que também houvesse mais fiscalização quanto à qualidade das lâmpadas que estão sendo substituídas. “A gente passa em alguns lugares e vemos lâmpadas que já estão queimadas ou piscando. Então a gente pede que se inclua nesse projeto a possibilidade de fiscalização e manutenção dessas lâmpadas que vão ser colocadas”, afirmou.
O projeto segue para sanção da prefeita Capitã Lucimara.