Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (22) projeto de lei que proíbe radares fixos ou móveis em Valinhos que não possuem função de lombada eletrônica. Caso o texto seja sancionado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), a Prefeitura terá seis meses para retirar os radares que não se encaixarem na nova lei. De acordo com o vereador Gabriel Bueno (MDB), autor da proposta, apenas as lombadas eletrônicas possuem fim, de fato, educativo.
“Valinhos tem, segundo os dados da Prefeitura, 32 pontos de radar, sendo 25 deles em funcionamento. O objetivo desse projeto é acabar com os radares de sinal de câmera e trocá-los por lombadas eletrônicas, que são visíveis, e essas sim cumprem o papel de educar no trânsito”, explicou o vereador.
Em discurso na tribuna, Gabriel Bueno criticou a presença de radares que ficam escondidos na cidade. “Os radares se tornaram verdadeiras máquinas arrecadatórias, embora devessem priorizar a inibição do excesso de velocidade (...) A nova resolução do Contran determina que as autoridades de trânsito divulguem na internet um mapa com a localização de todos os trechos fiscalizados, e isso não acontece na nossa cidade”, completou.
O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara.