Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta quarta-feira (2) projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes para pessoas em vulnerabilidade social, em Valinhos. O projeto define diretrizes para ações de promoção da dignidade menstrual, conscientização e informação sobre a menstruação.
Segundo o vereador Marcelo Yoshida (PT), autor do projeto, o objetivo é estabelecer um programa de políticas públicas para combater a chamada “pobreza menstrual” e seus consequentes problemas. “Nós temos 25% de crianças que faltam às aulas, em algum momento, por conta da menstruação e por conta da desinformação em relação a esse fato natural. Isso é grave. A gente percebe um prejuízo educacional”, alertou.
Marcelo Yoshida observou também que muitas adolescentes em idade reprodutiva até desconhecem o assunto. “Não sabem porque nunca foi falado isso em sala de aula ou na família. O que acontece é que às vezes o primeiro ciclo menstrual acontece dentro da escola e isso pode ocorrer de forma vexatória. A cadeira fica manchada, a pessoa não sabe o que fazer”, disse.
O projeto diz que a Prefeitura deverá promover a universalidade do acesso ao absorvente higiênico, combater a desinformação e o tabu sobre o tema na comunidade e nas famílias, reduzir faltas em dias letivos e prejuízos à aprendizagem de estudantes em idade reprodutiva, entre outras ações.
A matéria foi encaminhada para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).