O vereador Gabriel Bueno (MDB) apresentou projeto de lei na sessão desta terça-feira (1º) com o objetivo de proibir radares que não possuem função de lombada eletrônica em Valinhos. Caso o texto seja aprovado na Câmara e sancionado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), a Prefeitura terá seis meses para retirar os radares fixos e móveis da cidade que não se encaixarem na nova lei. De acordo com o vereador, apenas as lombadas eletrônicas possuem fim, de fato, educativo.
Na mensagem que acompanha o projeto, o vereador diz que a intenção é impedir a transformação do sistema de fiscalização em uma indústria da multa. “O número elevado de veículos na cidade e a poluição visual acabam exigindo atenção do motorista aos radares, desviando sua atenção do trânsito”, justifica.
Segundo resposta da Prefeitura em um requerimento encaminhado por Gabriel Bueno, existem 32 pontos de radares instalados na cidade, sendo 25 em funcionamento. São equipamentos de radares fixos, alguns por câmeras e outros em semáforos e lombadas eletrônicas.
“Os equipamentos de radar podem e devem ser um instrumento de educação no trânsito e não uma fonte de receita para o município”, conclui o vereador.
O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.