Os vereadores acompanharam nesta terça-feira (1º), antes da sessão ordinária, as ações desenvolvidas na Câmara ao longo de 2021 e o planejamento para 2022. Os dados foram apresentados pelo presidente do Legislativo, vereador Franklin.
Franklin destacou os desafios impostos pela pandemia no início do ano e as medidas que precisaram ser adotadas para garantir a continuidade dos serviços dos vereadores em segurança, como a realização de sessões online, que foi algo inédito no Poder Legislativo. Serviços de manutenção predial, que eram urgentes, também foram feitos, e um Programa de Desburocratização foi criado para agilizar os trabalhos internos, tornando-os mais eficientes.
O programa ainda está em andamento e teve mais uma etapa concluída nos últimos dias com a adoção de assinatura digital, uma tecnologia utilizada para autenticar documentos eletrônicos em arquivos PDF, por exemplo. Agora os vereadores podem assinar proposituras de forma rápida e remota, agilizando o trâmite dos documentos.
O presidente também destacou a economia feita na Câmara mesmo com as inovações implementadas. O resultado foi uma devolução de R$ 3,2 milhões aos cofres da Prefeitura.
A reforma administrativa, que atendeu a um apontamento de anos do Tribunal de Contas, e enxugou as despesas do Legislativo, foi outra questão abordada pelo presidente.
“Acho importante fazer esse balanço com os demais vereadores porque quero uma gestão transparente. Todas as ações tomadas foram decididas com muito diálogo, seriedade e responsabilidade. 2021 foi um ano desafiador e já começamos 2022 com empenho e novidades que, aos poucos, vão sendo anunciadas. A Câmara tem que se modernizar, temos que inovar com criatividade para oferecer cada vez mais o serviço com a qualidade que a população espera”, afirmou Franklin.