Foi aprovado na sessão desta terça-feira (14) projeto de lei dos vereadores Alécio Cau (PDT) e Gabriel Bueno (MDB) que pretende padronizar e organizar toda a fiação área de Valinhos. A proposta obriga as empresas e as concessionárias a retirarem e alinharem os cabeamentos e equipamentos excedentes nos postes da cidade.
O projeto determina a identificação dos objetos e dos cabos e a padronização seguindo normas técnicas. O prazo para adequação será de 365 dias após a publicação da lei, caso ela venha a ser sancionada pela prefeita Capitã Lucimara (PSD).
As despesas para o cumprimento da lei não poderão ser repassadas aos consumidores, devendo ser arcadas integralmente pelas empresas e concessionárias.
Em discurso, o vereador Alécio Cau (PDT) afirmou que espera que a lei seja colocada em prática na cidade. “A gente observa que a CPFL, até pela gravidade da situação que seria, tem um cuidado muito maior com a fiação. Agora, quando se fala em fiação de telefonia e internet é um relaxo total”, afirmou.
O projeto segue para sanção ou veto da prefeita.