A iniciativa da homenagem partiu do vereador Clayton Machado (PSDB). De acordo com ele, aobra Nazarena em Valinhos surgiu como fruto da Igreja do Nazareno Central de Campinas, através do Rev. Lázaro Aguiar Valvassoura, acompanhado do obreiro Cyllas Marins. E tudo começou com pequeno grupo para estudos Bíblicos que cresceu e atraiu mais e mais pessoas.
O primeiro salão da Igreja do Nazareno foi inaugurado no dia 17 de outubro de 1983, mas ainda como umaCongregação da Igreja Central de Campinas. O então seminarista Cyllas Marins foi designado como pastor dessa nova Congregação. “A obra prosseguiu crescendo e no dia 21 de Outubro de 1984ela é oficializada como Igreja”, conta. No começou, a média de freqüência aos cultos dominicais atingia mais de 70 pessoas.
O atual templo da Igreja foi construído sob dois lotes de terrenos adquiridos em 1986, na Rua Pedro Álvares Cabral, no Jardim Santo Antonio. A inauguração do Templo aconteceu no dia 13 de novembro de 1988 e foi a concretização do sonho dos 150 irmãos que freqüentavam e oravam nos cultos, a Dedicação do Templo, que contou inclusive com a presença do Superintendente Distrital, Rev. Joaquim Lima, Rev. Lázaro Aguiar, Rev. Stephen Heap entre muitos pastores da região.
Desde janeiro de 1996 a Igreja é dirigida pelo Reverendo Anips Spina que, além de dirigir a Igreja, tem uma intensa atuação na comunidade valinhense sendo atualmente o presidente da OMEV – Ordem dos Ministros Evangélicos e integra a Mesa Administrativa da Santa Casa de Valinhos.